Cursos da Universidade Michael Machado

Os cursos da Universidade Michael Machado são muito mais do que teoria, mas uma fonte de conhecimento para o seu crescimento como músico.

Harmonia Modal

Culturalmente nosso ouvido é tonal e este curso existe exatamente para abrir novas possibilidades e sonoridades para sua harmonização. Você vai aprender a trabalhar com os modos naturais até chegar nos alterados. Vai aprender a construção dos acordes modais e aplicá-los em suas harmonizações. Uma coisa eu tenho certeza, você nunca mais vai ouvir música como antes.

Excelente o curso. Ideal para músicos em geral, instrumentistas, arranjadores e compositores. O estudo da Harmonia modal é indispensável, é um estudo que expande os horizontes, nos fazendo pensar diferente musicalmente falando e enriquecendo ainda mais nosso vocabulário. Seja rearmonizando uma música já existente, escrevendo um arranjo ou até mesmo compondo uma nova música.

Marcos Cazuza

Músico, compositor e produtor musical

Desde que conheci o Michael , a música mudou . Ouço bem diferente, principalmente sobre os ambientes que o modo sugere. Essa visão não é comum nas escolas, pelo menos as que passei. E pergunto para alguns professores amigos sobre a visão modal e eles não se aprofundam, enxergam como algo muito simples, mas hoje vejo a grandeza de respeitar a sonoridade dos modos.

Junior Muniz

Baixista e produtor musical

Arranjo de Base

Este curso de arranjo vai te preparar para qualquer mercado de trabalho como gravação, estúdio ou banda ao vivo. Você vai aprender como escrever cada linha dos instrumentos, criação do groove e a escrita. Tempo é dinheiro e este curso vai te ajudar a escrever mais 

O curso é muito objetivo e prático, inclusive é ótimo para rever quando necessário. Recomendo!

Marcelo Sant’Anna

Guitarrista

Condução Harmônica

Este curso é ideal para você que quer compor e trabalhar com orquestração, pois o conteúdo ensinado aqui vai desde a relação intervalar, ou seja, harmonia a duas vozes até dispor um acorde bem equilibrado dentro da orquestra. Um curso que vai do básico ao avançado progressivamente.

Harmonia Tradicional é mais uma grande ferramenta essencial na composição e que abre novos caminhos utilizando o encadeamento das vozes. Aqui na Universidade Michael Machado aprendemos essa harmonia e somos incentivados a colocá-la em prática, ouvindo o resultado. As texturas musicais que essa harmonia permite são de grande enriquecimento musical, recomendo muito!

Bernard Machado

Compositor

Análise Musical

Análise Musical é um curso voltado para o estudo das estruturas de frases e formas. Você vai aprender a construir e desenvolver motivos e entender as principais formas musicais como a forma binária, ternária e a famosa forma sonata.

Sempre que começava uma composição eu travava. Este curso me ajudou bastante, pois sabendo a estrutura das frases eu compreendi melhor que eu não preciso da inspiração para compor. O que o Michael ensina neste curso não é só forma, mas técnicas de composição. Obrigado, Michael!

Santiago C. Costa

Violonista

Eu queria estudar improvisação e o Michael falou um dia para eu assistir este curso primeiro. As coisas começaram a fazer mais sentido, pois improvisar não é só escalas, vai além disso e a forma está incluída. Michael sua didática é incrível, muita gratidão!

J. Oliveira

Guitarrista

Finale Para Arranjadores e Orquestradores

Este curso é totalmente voltado para arranjadores e orquestradores. Você vai aprender ferramentas específicas para otimizar o seu tempo na hora de escrever sua partitura. Distribuição das notas do bloco, copiar e colocar elementos, trabalhar com letras, instrumentos virtuais, tudo isso e muito mais você vai aprender neste workshop.

Aprendi muito em TODAS as aulas!!! E eu já mexia bastante com Finale! Dicas valiosas que economizam vários clicks e, consequentemente, melhoram o workflow! Dicas que demorariam anos para eu descobrir ou talvez nunca descobrisse! Aconselho a todo mundo que trabalha com Finale!

Cassiel Moraes

Músico, Arranjador e Professor

Finale Layouts

Eu sempre usei o Finale para fazer tudo, qualquer tipo de partitura, mas o que muita gente não sabe é que você pode criar provas, exercícios e outros diversos formatos de partitura. Você vai aprender a formatação songbook, trabalhar com texto e imagem, criar provas e exercícios. Você trabalha com edição de partitura? Você é professor e quer deixar seu trabalho mais profissional? Então esse curso é para você.

Finale Lead Sheet

Você quer registrar sua música, mas não sabe um software de notação? Você quer dar os primeiros passos no Finale? Neste curso você vai aprender a escrever um lead sheet, ou seja, uma melodia cifrada e ainda vai poder deixar sua partitura como no real book, além de trabalhar o layout e aprender diversos atalhos para uma escrita mais rápida.

Eu utilizo o Finale a mais de 15 anos, sempre utilizei o mouse, só agora com este curso rápido, verifiquei que com o uso do teclado ele agiliza muito a escrita da música, parabéns pela sua iniciativa.

Shlomo Milrad

COMECE A ESTUDAR AGORA MESMO

Matrícula
Integral

1 ano de acesso
R$ 549
90
/ano
  • Todos os Cursos
  • Grupo de Estudo
  • Cursos Intensivos

Matrícula
Mensal

1 ano de acesso pagando mensalmente
R$ 54
90
/mês
  • Todos os Cursos
  • Grupo de Estudo
  • Cursos Intensivos

CURSOS À LA CARTE

Finale

R$ 69
90
  •  

R$ 69
90
  •  

Gratuito
  •  

R$ 99
90
  •  

ESTUDE GRÁTIS POR 7 DIAS

Matrícula
GRATUITA

7 dias de acesso
7 dias
  • Acesso Limitado
  • Sem Cartão de Crédito

Universidade Michael Machado

Conhecimento Musical Elevado

Para o compositor, arranjador, orquestrador e produtor musical.

top
© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados. CNPJ: 32.844.874/0001-11

Seção 1 – Sistema Modal

O que é sistema?

Escala Matriz e os Modos

 

Seção 2 – Mentalidade Modal

Mentalidade Modal

Campo Harmônico e Progressões

Cadências


Seção 3 – Modos Naturais

Modo Jônio

Modo Lídio

Modo Mixolídio

Modo Eólio

Modo Dórico

Modo Frígio

Modo Lócrio

Playlist de músicas


Seção 4 – Técnicas de Harmonização

Primeiro passo para harmonizar uma melodia

Acordes Equivalentes

Mantendo a tônica e a armadura do tom original

Mantendo a armadura e mudando a tônica

Mantendo a tônica e mudando a armadura

Mudando a tônica e a armadura

 

Seção 5 – Modos Alterados

Introdução aos modos alterados

Modos alterados maiores

Modos alterados menores


Seção 6 – Fusão Modal

O que é fusão

Fusão modal

Fusão tonal


Seção 7 – Acordes Modais

Formações, construções e cifragem


Seção 8 – Estrutura Superior

Estrutura superior

Slash chords

Estrutura Sintética


Seção 9 – Conceito de Claridade

Conceito de claridade

Harmonização por claridade

Extra – Aulas Ao Vivo

Seção 1 – Instrumentação
A Bateria
O Baixo
A Guitarra
O Piano
O Violão
A Percussão
Sintetizador
Órgão

Seção 2 – A Base
Samba e Seus Derivados
Ritmos Nordestinos
Rock e Blues
Jazz

Seção 3 – Elaborando um Arranjo
Formas e Frases
Planejamento do Arranjo
Arranjo Simples

Seção 4 – Notação do Arranjo
Notação do Arranjo
Planejamento do Arranjo
Preparando a grade
Escrevendo a Melodia
Escrevendo Piano, Baixo e Bateria
Editando a Partitura
Editando a parte cavada

Seção 5 – Recursos Tecnológicos
Introdução
Ferramentas Básicas
Instrumentos Virtuais e Loops
Instrumentos
Exercícios

Seção 6 – Análise de Arranjos
O Arranjo de Escravos de Jô
Arranjo Sapo Cururu

 

Seção 1 – Princípios da Condução
Harmonização a duas partes
Harmonização a três partes
Harmonização a quatro partes
Cadências

Seção 2 – Figurações Melódicas e Contraponto
Notas Melódicas
Contraponto a duas partes
Condução a três e quatro partes

Seção 3 – Melodia e Acompanhamento
Tipos de Acompanhamento
Articulações

Seção 4 – Tétrades e Tonicalização
Tétrades
Harmonização com Tétrades
Tonicalização

Seção 5 – Dissonância e Marcha Harmônica
O que é dissonância
Nona
11ª e 13ª
Marcha harmônica

Seção 6 – Acorde de Empréstimo e Sexta Aumentada
Acorde de empréstimo
Acorde napolitano
Sexta aumentada

Seção 7 – Modulação
O que é modulação
Modulação por acorde comum
Outros tipos

Seção 8 – Harmonia e Orquestração
Introdução à orquestração
Combinações de Timbres
Naipe das madeiras
Naipe dos metais
Naipe das cordas

Seção 1 – Frase e Estrutura
Frase e as unidades da estrutura
Frase regular
Período e sentença
Do Motivo
Frase irregular

Seção 2 – Acompanhamento
Acompanhamento

Seção 3 – Pequenas Formas
Conceito de forma
Forma única
Forma binária simples
Forma ternária
Minueto e Scherzo

Seção 4 – Variação Melódica
Variação motívica
Tema com variação

Seção 1 – Edição
Metatool
Copiando Elementos

Seção 2 – Harmonia
Utilizando o Explode e Implode
Trabalhando com Plugin

Seção 3 – Instrumentos
Usando o Staff Set
Mudando de instrumento na mesma pauta
Gerenciando as partes

Seção 4 – Script e TouchOSC
Script
Usando o TouchOSC

Seção 5 – Letras
Inserindo letras
Elisão

Seção 6 – Instrumentos Virtuais
Dinâmica e Articulação

Seção 7 – Playback
Playback

Imagens e Textos
Inserindo Imagens
Trabalhando com Textos

Lead Sheets
Formatação Songbook
Partitura Textual

Estilo Antigo
Estilo Antigo

Cordas Dedilhadas
Fretboard

Outros Recursos
Ensemble x Template
Worksheet e Repertoire

Parte Básica
Janela de configuração
Configurando o finale
Sistema de paletas

Criando um Projeto
Documento Padrão
Setup Wizard

Download dos Arquivos

Escrevendo as Notas
Simple Entru Tool (mouse)
Simple Entry Tool (teclado)
Speedy Tool
Hyperscribe Tool
Sinais de aLterações e quiálteras

Cifras
Escrevendo as Cifras
Criando seu mapa de cifras
Abrindo o mapa de cifras em outros projetos

Repetições
Ritornelo
Casa de primeira e de segunda
Sinais de repetição

Layout
Deletando compassos e conteúdos
Compassos por sistemas
Aumentando a pauta
Sistemas por Página
Formatação no estilo Real Book
Mudando a fonte do projeto