Notas de Extensão

Você já se perguntou sobre o termo “notas de tensão”? Se você nunca questionou é bem provável que você nunca prestou atenção na sonoridade do acorde, ouça o acorde abaixo.

Este acorde soa tenso para você?

Para mim soa extremamente rico e bonito, nada de tenso. Mas por qual razão chamam uma simples nona de tensão? Talvez por englobar as variações intervalares? Ouça o acorde abaixo.

Agora soa tenso? Bem diferente do outro acorde, não é? Os dois acordes possuem a nona, só que a sonoridade mais forte é a nona menor e isso faz termos os seguintes questionamentos:

E se ao invés de classificarmos estas notas de tensão como extensão?

E se nessa extensão tivermos uma ordem hierárquica que demonstra o grau/nível de dissonância?

A resposta é que existe sim essa ordem e é a gravidade tonal quem vai demonstrar para você.

Se pegarmos a escala lídia e empilharmos em quinta justa, temos um campo magnético que demonstra a sua perfeita consonância e nesse campo magnético temos a nossa ordem hierárquica.

Veja como a nona está próxima da tônica e a sétima maior não. Ouça como a sétima maior muda drasticamente a sonoridade do acorde.

A gravidade tonal diz que quanto mais distante, mais dissonante e isso demonstra como a sexta maior soa menos dissonante que a sétima maior.

A escala lídia representa a sétima ordem tonal, o som mais consonante que nós temos e o acorde é uma representação desta escala. Seria mais correto classificar como notas de extensão que notas de tensão, pois você acabou de ouvir que não há nenhuma nota que soa mal dentro desta escala, por isso ela não tem nota evitada.

Essa demonstração da gravidade tonal é só uma pequena parte do poder que ela representa, pois quando você compreende a harmonia desta forma, tudo fica mais fácil. Agora, para deixar você refletindo sobre o assunto, qual o papel da dissonância?

Se você tem interesse em compreender mais sobre este assunto, A Universidade Michael Machado possui uma Classe de Harmonia que demonstra como você pode harmonizar qualquer melodia aplicando a gravidade tonal.

Grande abraço e vejo você em sala de aula.

9 de agosto de 2022

0 responses on "Notas de Extensão"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

top

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados. CNPJ: 32.844.874/0001-11