Como Você Ouve a Tonalidade

Na aula acima eu começo fazendo a seguinte pergunta:

O campo harmônico realmente define uma tonalidade específica?

Após esta pergunta eu demonstro como um campo harmônico funciona, veja:

1 – Você tem uma escala maior/menor para criar melodia;

2 – Para harmonizar essa melodia você precisa de acordes e o campo harmônico demonstra como você verticaliza as notas da escala formando diversos acordes;

3 – As funções harmônicas demonstram como você pode finalizar no acorde da tônica e assim você ouve a tonalidade específica.

Veja, a reposta está aqui, mas não é na função e sim no finalizar no acorde da tônica, simples assim. Observe que a Escala Maior, além de soar o acorde maior, ele resolve no acorde maior. Você ouve uma sensação de repouso ao finalizar com o acorde maior.

Ao finalizar com o seu relativo menor, você não vai mais ouvir a tonalidade maior, mas a tonalidade menor.

O que você acabou de ouvir foi a Gravidade Tonal em ação, a Escala Maior sempre busca a sua Tônica e o acorde menor é apenas o seu relativo ou o mesmo acorde começando pelo sexto grau (vide aula O que é o Conceito Lídio Cromático).

Se Libertando do Campo Harmônico

Se você assistiu a aula O que é o Conceito Lídio Cromático, você já está familiarizado com o Círculo da Direção Harmônica e a Escala Lídia sendo o acorde e com este círculo você nunca mais vai decorar um campo harmônico, veja:

Se a Escala Maior busca a sua Tônica, isso significa que a Tônica exerce uma força de atração na área de cadência e você pode utilizar QUALQUER acorde antes de finalizar no acorde da Tônica, veja alguns exemplos:

Cada acorde é um modo da Escala Lídia, quando um acorde se movimenta para o outro você ouve uma sonoridade específica que as funções harmônicas não demonstram, muito menos os “Gregos”. Observe como Db7M indo para Dbm7(C#m7) tem uma sonoridade pra cima, mas se você tocar sem a melodia você vai ouvir exatamente o oposto. E como você consegue a resposta para tudo aquilo que você está ouvindo? Gravidade Tonal!

Apenas o Conceito Lídio Cromático faz você ter total controle da sonoridade que você quer. Percebeu que o Db7M não soa tão forte assim sobre a nota lá? É uma sonoridade forte, mas aceitável é isso que a Gravidade Tonal vai te propor.

Você Não Precisa Falar Grego

Há apenas duas tonalidades: maior e menor e você não precisa traduzir isso para o Grego, veja:

O chamado Mixolídio nada mais é que uma Escala Maior com a sétima menor e o seu relativo é a Escala Menor com a segunda menor, traduzindo para o Grego estamos falando do Frígio. Essas alterações são as novas cores para uma tonalidade maior ou menor, pois é exatamente o que você vai ouvir na área de cadência.

Observe a mesma sonoridade conclusiva em cadência tanto para C quanto para Am e o acorde anterior não faz parte do campo harmônico de C ou Am e também não é um acorde de função dominante.

E se eu quiser transformar essa melodia em Fá Maior ou Ré menor, basta finalizar com o acorde de F Maior ou Ré menor, simples assim!

O Conceito não é sistema, ele não dita regras, ele é a única teoria que faz você reconhecer o que está ouvindo.

Conclusão

Espero que esta aula faça você perceber como um simples Conceito abre um mundo de possibilidades sem precisar decorar um monte de campo harmônico, pois basta utilizar o que já está aí, a boa e velha Escala Maior/Menor.

Se você realmente compreendeu esta aula, a partir de hoje você vai prestar atenção na área de cadência e aplicar a Escala Maior mesmo tendo o seu relativo menor, pois você ouviu que quem define a tonalidade é o acorde e não o Campo Harmônico.

Grande abraço e vejo você em sala de aula.