O Conceito Lídio Cromático é uma organização tonal tendo como sua base a Gravidade Tonal. Gravidade Tonal é a ciência que organiza as doze notas do sistema temperado em quinta justa transformando todas elas em Tônica. Uma força de atração (Gravidade) só existe por causa da tônica (Tonal), por isso a sua base é feita com o intervalo de quinta justa, pois este é o primeiro intervalo harmônico que define uma Tônica.

Outro ponto nesta teoria musical do Russell é que harmonia significa unidade, ou seja, o acorde e a escala devem ser únicos, livre de dissonância e apenas a Escala Lídia demonstra essa unidade, já que a Escala Maior possui a quarta justa que forma uma dissonância (por isso dizem para você evitar essa nota). Este Conceito, que nasce por causa do Miles Davis, faz surgir o jazz modal. Temos aqui uma teoria musical que surgiu do jazz e depois abraçou o mundo, pois você consegue compor, improvisar e compreender qualquer tipo de música que trabalhe com o sistema temperado.

O Papel da Dissonância

Um dos pontos fortes desta teoria musical é a forma como ele demonstra a dissonância. Uma nota possui, em sua série, a tríade maior sendo reverberada (ressonância). O acorde maior é a base, isto é, ele e a Escala Lídia são únicos. A dissonância vista no Conceito Lídio Cromático não é algo que vá deixar o acorde apenas bonito ou feio, é como uma mistura de cores, ou seja, quanto mais notas você usa para colorir o acorde, mais distante da sua origem ele vai ficar. Isso é o que podemos chamar de desintegração do acorde.

Observe este fenômeno com a harmonização abaixo utilizando apenas os acordes maiores.

Temos a mesma movimentação, mas o som do acorde maior vai se desintegrando de uma forma que ele fica irreconhecível e o melhor é que você chega nesse resultado em pouquíssimo tempo.

Conceito não é Sistema

George Russell deixou uma enorme contribuição para a comunidade da música com a sua teoria musical, pois foram mais de 50 anos desenvolvendo este Conceito. Muitas pessoas acham que é mais do mesmo, inclusive eu achei que era isso, mas estava completamente enganado.

Tenho profundo conhecimento sobre a teoria musical tradicional, isto é, harmonia tonal e modal, mas quando resolvi estudar o Conceito Lídio Cromático eu não só compreendi melhor a teoria musical tradicional, mas como você percebe o quanto ela te deixa cego, limitado e chato de aprender, pois são várias regras e respostas vagas. A diferença entre o sistema tonal para o Conceito do Lídio Cromático é simples, o sistema dita regras deixando a sua música previsível, pois você sempre deve resolver na tônica da escala maior ou da escala menor com os mesmos acordes. O Conceito Lídio Cromático explica como o sistema tonal funciona com a Gravidade Tonal e rompe essa barreira da previsibilidade te mostrando inúmeras possibilidades. Russell não teve a pretensão de mudar a teoria musical tradicional, muito pelo contrário, ele apenas organizou as doze notas cromáticas de uma forma que você consegue compreender qualquer estilo musical pela Gravidade Tonal, não apenas o jazz, mas qualquer estilo musical que utilize o sistema temperado.

A Universidade Michael Machado trabalha exclusivamente com este Conceito. O curso Harmonia e Improvisação tem o objetivo de fazer você compreender o Conceito harmonizando qualquer melodia e improvisando em qualquer contexto. Se o seu objetivo é composição, o curso Composição Modal ensina a relacionar os elementos tonais na dimensão musical transformando os contextos em técnicas de composição. Sem falar dos cursos que irão complementar os seus estudos e dos Artigos que você vai achar aqui na plataforma.

Grande abraço e vejo você em sala de aula