Amálgama Harmônica

O conteúdo não é inovador, mas é bem interessante. Precisei de um nome para chamar atenção dos meus alunos e Amálgama foi o que eu inventei na hora. Amálgama, além de outros significados, é uma mistura de coisas distintas. No caso, o conceito é misturar a tríade do acorde de dominante com o baixo do seu substituto e a tríade do substituto (SubV) com o baixo da dominante no II V.

Apesar do acorde de dominante e seu substituto terem a mesma função, a escolha de usar a tríade faz com que o acorde fique distinto um do outro. Assim eu removo o trítono, que é o intervalo que faz com que os dois acordes soem parecidos. Por isso chamei de amálgama harmônica que, no caso em questão, é a fusão de dois acordes distintos.

17 de julho de 2017

0 Respostas em "Amálgama Harmônica"

Deixe uma Mensagem

Universidade Michael Machado

Conhecimento Musical Elevado

Para o compositor, arranjador, orquestrador e produtor musical.