2017 está só começando e vamos retomar as análises orquestrais com tudo. E para começar com o pé direito eu vou analisar o tema principal do primeiro movimento da quadragésima sinfonia de Mozart.
A partitura do trecho

Melodia

A melodia é tocada pelos violinos em oitava. A melodia em oitava além de dar projeção, gera reforço. Já o uníssono, além do reforço, deixa mais densa (mais sobre melodia em uníssono aqui). Ouça a melodia separada e depois em oitava e perceba como a textura em oitava gera uma dimensão.
Violino 1
Violino 2
Violino 1 e 2
Acompanhamento

A melodia sempre vai ser o destaque, mas o seu acompanhamento ajuda. Quando o acompanhamento possui diversos elementos, ou seja, camadas, mais rico é. Entretanto, é preciso saber trabalhar o acompanhamento para não tirar o brilho da melodia.
Mozart faz isso com total propriedade. As violas, que estão em divisi, fazem os acordes em colcheia dando um sentido de movimento (mais sobre acompanhamento aqui). E a linha dos cellos e baixos tocam o baixo do acorde com um ritmo diferente dando um toque dramático.
Ouça as violas.
Veja a dramaticidade que a linha do baixo proporciona na harmonia.
Conclusão
Se você deseja ser um orquestrador ou arranjador, deixa a preguiça de lado e comece a analisar as músicas que você gosta ou trechos que você acha interessante e escreva com suas próprias palavras cada detalhe para criar referências. O que eu mostrei aqui é só uma análise simples, pois ainda tem a harmonia.
Percebam que a música começa e termina com a dinâmica em piano (p), mas ao ouvir a música, ela é repleta de crescendo e diminuendo. Uma das razões disso acontecer é a harmonia, mas isso é assunto para outro artigo.
Gostou? Comente!
Tem dúvidas? Pergunte!
Até a próxima!
0 responses on "Analisando Mozart"