Existem inúmeras cadências, mas vou citar apenas duas, pois ambas envolvem a resolução do trítono.
O trítono é a essência do tonalismo. Para você definir um centro tonal, ou seja, uma tônica, o acorde de dominante é o mais indicado.
Neste artigo mostrarei como a resolução do trítono influencia de forma significativa nas duas principais e tradicionais cadências harmônicas.
Do Trítono e Sua Resolução
Esse não é o primeiro artigo que falo sobre a resolução do trítono (Veja aqui!), entretanto, para não distrair a sua leitura, irei colocar aqui novamente.
Na base da harmonia tradicional tonal tudo gira em torno da tônica. A frase sensível sobe à tônica e quarto grau desce ao terceiro é sempre confuso no início do estudo, mas é a melhor forma de caracterizar a resolução do trítono, já que no acorde do V o quarto grau vira 7ª menor e no VII vira 5ª diminuta. Ficou confuso? Veja:

Sabendo (mais uma vez) como é feito a resolução do trítono, é hora de saber como ele funciona dentro das cadências.
Das Cadências
A primeira cadência e a principal de todas é a Cadência Perfeita ou Autêntica, como os livros em inglês falam (o famoso PAC, Perfet Authentic Cadence). Essa cadência é feita com o acorde do V resolvendo no I, mas ambos devem estar no estado fundamental.
Além de confirmar a tonalidade, a sonoridade dá sentindo de conclusão. Ideal para terminar uma frase ou seção.
Vamos ouvir um trecho de Escravos de Jó:

Como eu disse, a cadência perfeita é uma confirmação da tonalidade, que no caso é ré maior. Para começar, nada mais justo que fazer uma cadência perfeita.

Veja a resolução do trítono na última parte do tempo.

Ouça apenas o acompanhamento.
Caso você queira dar uma sensação de instabilidade na cadência V – I, você pode usar a Cadência Imperfeita. Aqui basta usar a inversão, ambos (V ou I) ou apenas um.

Ouça sem a melodia.

Ouça sem a melodia.
Com a inversão você ouve a conclusão, mas de uma forma bem fraca.
Como esse exemplo é apenas um trecho, eu não usaria a cadência perfeita exatamente por ter uma sonoridade muito forte de conclusão, mas usaria algo que vá me dá a sensação de conclusão e para isso eu vou usar a Cadência Interrompida.
Alguns livros chamam a cadência interrompida de Cadência Deceptiva ou de Engano. Eu prefiro chamar de interrompida pelo simples fato de interromper o processo da resolução do acorde de dominante.


Ouça sem a melodia.
Entretanto, V – IV eu também considero uma cadência interrompida, pois há uma possibilidade da sensível ir à tônica.

Ouça sem a melodia.
Conclusão
Cadências são uma parte fundamental do estudo da harmonia, pois você irá determinar ou enfatizar o fraseado. Além da função harmônica, saber usar bem as cadências significa uma boa harmonização. Ouça e toque esses exemplos com calma e termine de harmonizar o restante da melodia. Lembre-se, bom gosto vem com a prática.
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