Vou falar um pouco sobre a compressão paralela e como ela dá um gás na bateria. Apesar de ter um bando de material sobre isso na internet, eu vou mostrar como eu geralmente faço.
A compressão paralela serve para qualquer instrumento, mas a bateria é sempre a mais usada.
A ideia da compressão paralela é juntar o áudio da bateria + o áudio da bateria comprimido ao extremo. Parece complicado, mas não é. Bom, vamos por partes.
1. Como de praxe, crie o grupo da bateria e jogue todas as peças para esse grupo (organização é tudo).

2. Crie um outro grupo (eu escolhi Bateria Comp) e jogue o áudio do grupo da bateria para esse novo grupo.
Há três maneiras de se fazer isso, são elas:
1. Na saída do grupo principal;
2. No send do grupo principal;
3. No send de cada peça.
Existe algo chamado pré-fader e pós-fader. A diferença é muito simples, o pré você controla os dois sinais ao mesmo tempo (sinal de áudio e sinal de efeito).
Já no pós-fader, apenas o sinal de áudio será mexido.
No meu caso, eu faço assim:
Deixo a saída do grupo da bateria para o master e no send eu faço a mandada para o grupo com compressão. Faço isso por um simples motivo, ter dois canais independentes.
Aqui está a bateria sem compressão paralela
Mix completa
Com compressão paralela
Mix completa
Gostou? Comente!
Tem dúvidas? Pergunte
Até a próxima!
0 responses on "Compressão Paralela"