MIDI CC

Você sabe o que significa MIDI CC?

Antes de mais nada, a palavra MIDI significa “Musical Instrument Digital Interface” (Interface Digital de Instrumento Musical). Já o CC é a abreviação de Continuous Controllers.

“Ok, mas o que ele faz?”

Ele é responsável por mudanças de parâmetros.

“Como assim?”

MIDI não é áudio e sim comando. Para que seu MIDI “tenha” áudio é preciso uma fonte sonora, o sample. O sample nada mais é que uma amostra do som. Ele pode estar em qualquer formato de áudio compatível com seu sampler.

“E como se faz para tocar o sample?”

O próprio teclado é uma espécie de sample player, pois dentro dele contém fontes sonoras. Os teclados que não possuem som são chamados de controladores. Na prática, qualquer teclado que possui saída MIDI é um controlador e geralmente serve para controlar outros teclados/sintetizadores ou os samplers. O sampler virtual mais conhecido que temos no mercado é o Kontakt, existem outros, mas o Kontakt é o mais conhecido.

O mercado possui diversos tipos de controladores como teclado, guitarra, bateria e até mesmo instrumento de sopro. Eu possuo Prokeys 88 da M-Audio como controlador, mas não é um controlador ideal porque é mais piano digital que controlador. Hoje eu investiria em um controlador que tivesse pelo menos uma boa quantidade de knobs ou faders para controlar os CC´s, e peso de piano nas teclas para uma performance melhor.

Bom, sendo o MIDI um protocolo de comunicação, ele vai além de enviar informações sobre qual nota foi tocada. Você pode controlar dinâmica, volume, sustain, vibrato, glissando e etc.

Alguns fabricantes de instrumentos virtuais colocam o CC1 – Mod Wheel – como dinâmica (o Mod Wheel é conhecido como modulation). Isso é perfeito para pessoas que não tocam piano tão bem, como meu caso. Eu posso gravar a melodia ou importar o midi e gravar só a dinâmica (CC1) pelo teclado. Caso não fique bom, eu posso editar depois no Cubase (meu sequenciador ou DAW). Como meu controlador só possui o Mod Wheel, os demais CC´s eu sou obrigado a editá-los no Cubase.

O CC 7 é o controlador de volume e o CC 11 é o controlador de expressão. Ambos fazem praticamente o mesmo trabalho, mexem no volume. A diferença é que o CC7 mexe no volume geral da pista e o CC11 trabalha mais como um ajuste fino da dinâmica (quase um brother do CC1).

Exemplos

Dinâmica só CC1

Com o CC11

Até a próxima

7 de setembro de 2013

0 Respostas em "MIDI CC"

Deixe uma Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados. CNPJ: 32.844.874/0001-11
X