Nota Melódica – Nota de Passagem

Quando começamos a estudar harmonia dita tradicional/vocal, começamos a harmonizar cada nota da melodia, ou seja, um acorde por nota. Geralmente o canto é bem simples, tanto no quesito rítmico, quanto melódico (grau conjunto). Entretanto, quando temos notas que não pertencem ao acorde, chamamos de notas melódicas.

As notas melódicas (esse termo parece esquisito) são as notas não harmonizadas (por isso o nome melódica) e  um bom exemplo é a nota de passagem.

A característica da nota de passagem é bem simples, ela vem precedida e seguida da nota real por grau conjunto. Veja o exemplo abaixo:

Schumann De Povos e Terras Distantes

Coral de Bach

Redução pra piano

Bach choral 01

No coral, podemos perceber a nota de passagem na linha do baixo no compasso 6, ou seja, a nota de passagem pode aparecer em qualquer voz.

Como eu disse, para ter efeito de nota melódica não devemos harmonizá-la, caso contrário seria nota do acorde, correto? Entretanto, existe a possibilidade de um acorde resultante de combinações simultâneas de notas melódicas. Veja o exemplo:

O terceiro compasso (o compasso após a fermata) do primeiro sistema possui um acorde de dó maior no terceiro tempo. Na parte do baixo as notas ré e fá são de passagem e no soprano a nota lá é de passagem também. Perceba que as notas da parte intermediária (tenor e alto) duram dois tempos mantendo a sonoridade de dó maior. Ao tocar a última nota fá (baixo) e lá (soprano) gera um acorde resultante, um fá com sétima maior. Resultante pois está na parte fraca, é muito rápido e o nosso ouvido não reconhece como um acorde propriamente dito.

Gostou? Comente!

Tem dúvidas? Pergunte

Até a próxima!

18 de abril de 2017

0 Respostas em "Nota Melódica - Nota de Passagem"

Deixe uma Mensagem

Universidade Michael Machado

Conhecimento Musical Elevado

Para o compositor, arranjador, orquestrador e produtor musical.