Odiado por muitos, o termo sus acaba sendo mal compreendido por muita gente e ensinado de uma forma na qual o aluno acaba aceitando o que está sendo passado, mas não entende bulhufas.
Neste artigo mostrarei como o significado de uma palavra pode mudar totalmente o conceito de um simples acorde.
Entendendo o Significado
A palavra sus vem do inglês suspended, ou seja, suspenso. Suspenso significa um monte de coisa, mas o que vem na cabeça de muita gente é subir algo, ou seja, suspender alguma coisa. E no nosso caso, uma nota do acorde.
A nota mais tradicional a ser suspensa é a 4ª, veja o exemplo abaixo:

Aqui tá bem nítido a terça do acorde sendo suspensa, não é verdade? E quando o acorde é sus2?

Ué? Mas… Não tem nota subindo, e agora? Por quê se chama sus2 se não tem nota subindo?
A palavra suspenso também significa algo interrompido e, consequentemente, incompleto.
Antigamente, os compositores retardavam a entrada de certas notas do acorde. Ouça esse coral de Bach.
A partitura.

Preste atenção no último compasso. Veja a redução sem as notas melódicas dos dois últimos compassos.

Veja que o acorde de dominante não possui a terça no primeiro tempo e sim a nota sol que é a quarta. Entre outra palavras, o sol está interrompendo a entrada da nota real (fá sustenido) deixando o acorde de ré maior incompleto naquele breve momento.
E o sus2?
Basicamente o mesmo raciocínio do sus4. Na verdade, qualquer nota pode ser suspensa.
Na música popular o problema começa quando uns chamam de sus2 quando na verdade é sus9.
Como assim?
Veja esses dois acordes:

Pela teoria, o segundo acorde deveria ser chamado de sus9, mas tem gente que chama de sus2 complicando ainda mais a vida de muita gente. Mas pelo resultado sonoro a diferença é mínima.
Cifragem
Eu conheço três formas de cifrar o mesmo acorde, veja:

Se você conhece outras formas mande uma mensagem pra mim dizendo quais são.
A cifragem add é algo completamente diferente. Add significa adicionar uma nota no acorde, geralmente tríade (isso não significa que eu não posso adicionar uma nota na tétrade). Uma quarta adicionada mantém a terça do acorde.

Se quiser saber mais sobre cifragem, tem um artigo sobre o assunto (clique aqui) que vale a pena dar uma lida.
Conclusão
Acredito que o termo sus na cifragem alfanumérica veio pra facilitar a montagem do acorde no instrumento. Se fizermos uma breve análise, a harmonia tradicional é baseada nas harmonizações dos corais de Bach. Se deixarmos apenas a voz superior e cifrarmos a melodia para qualquer instrumento harmônico tocar, como seria a cifragem daquele acorde de ré maior?
Provavelmente alguém pegou o termo suspended e colocou na cifra pra facilitar a vida do músico na hora de tocar. Afinal a cifra é uma mera representação do acorde, correto? E se a pessoa quer aquele acorde ela vai tentar representar na cifra de alguma forma.
Gostou? Comente!
Tem dúvidas? Pergunte
Até a próxima!
Não entendi absolutamente nada.
Caro André, é preciso ter um pouco de conhecimento de intervalos para começar o estudo da harmonia e estudar cifragem para entender o acorde sus.
Concordo, Michael, está tudo muito claro, e realmente é necessário um conhecimento prévio para entender alguns conceitos.
Obrigado pelo comentário, Daniel!
Às vezes, um simples entendimento da palavra faz toda a diferença.
Alô Michael!
Muito bom esse artigo!
Eu estou realmente com algumas dúvidas sobre o acorde Sus.
Se eu tenho um C Sus isolado, por exemplo:
É válido pensar em :
Dominante/acorde interpolação/área Subdomimante.
Tetrade de Bb/C
Lídio b7 ( apesar do acorde ter a 4J)
Menor melódica de G( já não tô mais pensando só em Dó)
Pensando em dar esse efeito mais “outside”
Mas..
Na cifragem é que me bateu uma dúvida maior.
Propositalmente eu coloquei a 3M na ponta do acorde.
Eu ouvi uma música, em que o Heraldo do Monte faz isso naquele disco- Heraldo do Monte.
Acho que é na música Pau de Arara( Luiz Gongaza), que tem o trecho em chord Melody.
Eu poderia cifrar como C Sus 4 add 3?
Existe uma cifragem pra esse acorde, adicionando a 3M?
Como a quarta e a terça não estão próximas, o “choque” não é tão grande.
Acho que é entre 38 seg a 43 seg que pinta esse “acorde do Heraldo”.
Com quarta e terça.
Parece…
Fala Bruno, blz?
Sobre cifrar este acorde sus com a terça não é fácil, pois ele é um acorde quartal! Inclusive já comentei sobre esse acorde neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pgwlvogGtpk
Você pode pensar em add 4 também, apesar do add ser uma nota adicionada em uma tríade.
Opa!
Vou dar uma olhada no vídeo!
Obrigado pela dica.
Imagine esse acorde feito no piano ou teclado:
Mão esquerda Sol no baixo – Mão direita com as notas Fá – Lá – Dó.
Seria Gsus? ou G7/9/11? ou F/G?
Olá Francisco, tudo bem? Obrigado por comentar!
Das três cifras que você escreveu, apenas o Gsus não bate com o acorde. Gsus = tríade, o seu tem 7 9 11, com isso o G7(9/11) e F/G servem perfeitamente.
Boa tarde, usando o museScore (programa de editoração atual) usei a cifragem X4 e ele leu como se fosse add 4, me parece que há um movimento para padronizar o sus e quando não tiver sus ser add. Será que existe essa visão ou é erro do programa ou coisa da minha cabeça?
Tudo que for add significa adicionar, então você adiciona a quarta em uma tríade (geralmente é tríade). Ao colocar X4 o programa vai reconhecer add4, pois não é uma cifra comum. Quais são as notas desse acorde?