Resolução Excepcional do Trítono

O Que é o Trítono

O trítono é o intervalo cuja a sonoridade é a mais dissonante na música ocidental. Sua classificação intervalar é de quinta diminuta ou quarta aumentada. Um dia essa dissonância foi chamada até de Diabo na música (Diabolous in Musica), mas na música atual este intervalo é considerado vago, isto é, em um ambiente com muita dissonância ele passa “batido”.

Resolução Excepcional do Trítono

No sistema tonal toda dissonância tem que ser seguida de uma consonância, isto é, preparação – resolução ou tensão – relaxamento. E no sistema tonal antigo, ou seja, início do período barroco, o trítono tem a sua resolução que é: sensível vai para tônica e o quarto grau desce para o terceiro grau. Pensando em dó maior nós temos o si que vai para o dó e fá que desce para o mi, um acorde de dó maior (fundamental + terça).

A resolução excepcional, que significa fora do padrão e que no nosso caso vai ser fora do tradicional, ou seja, eu posso resolver em outros acordes como posso mudar essa resolução do trítono. Com isso eu consigo ter mais opções de acordes ou tom/tonalidade, já que estou preparando um acorde. Para entendermos melhor como funciona esse recurso harmônico, eu preparei esta aula com alguns exemplos práticos.

Boa aula!

31 de julho de 2018

0 Respostas em "Resolução Excepcional do Trítono"

Deixe uma Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Universidade Michael Machado

Conhecimento Musical Elevado

Para o compositor, arranjador, orquestrador e produtor musical.

top
© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados. CNPJ: 32.844.874/0001-11
X