Essa técnica é bem simples. É só criar uma linha melódica que soe bem com a melodia e depois escolher um acorde.
Ok, mas como faço isso? Qual é o meu ponto de partida?
Antes de tudo, você tem que fazer uma análise melódica. Veja se há alterações ou se a melodia é diatônica. Vou colocar como exemplo um trecho da música Irmão Jacque.

Melodia simples e sem alteração, totalmente diatônica. Para dar um sentido tonal, eu vou começar o baixo com a tônica.

Feito isso, coloque todas as possibilidades de acordes.

É possível fazer da forma descendente.

Pronto, agora você já sabe harmonizar uma música em menos de 5 minutos. Lembrando que tem que saber o campo harmônico de cabeça.
Experimente colocar notas cromáticas e harmonizar com dominante secundário, dominante substituto, diminutos e acordes de empréstimo. Experimente também outras relações intervalares (além do grau conjunto) como 3ª, 4ª e 5ª.
Eu fiz uma harmonização de Ode To Joy do Beethoven com bastante acorde para demonstrar como essa técnica é simples, prática e funcional.

Abraços e até a próxima!
Caro Michael, eu meio que já sabia disso intuitivamente, mas gostei bastante da sua explicação. Vou exercitar esta lição sobre algumas linhas melódicas. Muito útil e claro seu post.
Valeu, Rafael. Gostei do teu blog, parabéns. Quem sabe a gente não cria um post junto, não é?
Abração
Beethoven tremeu no túmulo. Essa rearmonização ficou sinistra. Muito bom, vlw vou treinar isso aqui. esse baixo é muito interessante.
Muito boa suas dicas no site…Gostaria de saber se você indicaria algum material para estudar reharmonização..
Eu sou baixista..e toco também guitarra..
Não toco musica erudita, apenas popular e gosto de reharmonizar músicas, mas tenho dificuldades..
obrigado
Wilson, infelizmente não tem livro que ensine isso. Os livros passam as ferramentas, mas é necessário um professor para ensinar o conteúdo e algumas técnicas de rearmonização. O básico é começar mudando os acordes com a mesma função harmônica. Depois você pode partir para os dominantes, empréstimos, diminutos e etc. Sempre indico o livro de harmonia do Ian Guest e do Almir Chediak.
Michael,muito importante a explicação,pois estou lendo Ian Guest E ALMIR CHEDIAK,e obsservo que a linha do baixo é de fundamental importância. Obrigado.
Fala Jorge, obrigado pelo comentário! É de fundamental importância sim. Ultimamente eu começo sempre com a linha de baixo e depois a estrutura superior!
Fala Rafael, estava procurando material que me desse suporte para responder minhas questões online de arranjos pedagógicos, e então encontrei você, é muito achar material que nos ajudem. Abraços
Legal, João!!! Para mais conteúdo sobre arranjo você pode ir no menu artigos e os assuntos irão aparecer, basta clicar em arranjo que ele vai filtrar todos os artigos sobre arranjo!